terça-feira, 3 de maio de 2011

10 Maneiras de AMAR a sua casa

 Às vezes penso em mim como uma menina... Uma menina sonhadora, boba... Mas existem momentos que a realidade me atinge como uma pedra. Não sou mais uma menina, sou uma mulher. Uma mulher pronta. Uma mulher independente. Sou uma mulher casada, "dona" de uma casa, tenho um marido, e uma cadelinha que dependem dos meus cuidados. Não sou mais só eu. Não posso pensar só em mim... Não sei porque estou dizendo isso... Mas é o que me passou peloa cabeça agora. Foi ótimo ser uma menina solteira, filha, dependente... Mas é Ótimo ser uma mulher. Uma mulher formada. Uma mulher de verdade.

Agora, mudando de assunto....
Achei essa matéria num blog pela net, e resolvi copiar aqui... Tem tudo a ver com esse blog e é bom estarmos informadas do quanto pequenos e simples detalhes podem influenciar tanto para que passemos a amar o nosso lar.

1 - Pense nos seus hábitos, em seus hobbies e em tudo o que causa bem-estar em você antes de decorar sua casa.Dê espaço ao que realmente tem valor em sua vida. Esqueça as soluções prontas importadas: antes de adotar uma cozinha americana, perceba se ela segue o seu estilo de vida.

2 - Resgate as memórias de família
– sem transformar sua casa em um museu, claro. A casa precisa contar sua história com objetos de viagem, fotos e livros. Exponha as boas crônicas da sua vida.

3 - Se você mora em um espaço pequeno
, invista em um ambiente com menos móveis. Muita informação visual sobrecarrega o cérebro humano e não o deixa descansar. A sensação de amplitude é necessária ao relaxamento, segundo pesquisas.

4 - Natureza é essencial ao bem-estar
. Plantas, fontes, pedras emadeira nos remetem a origens. Inconscientemente, sentimos estabilidade. A explicação é antropológica: a floresta representa um lugar confiável à espécie humana.

5 - Aromas, sons, texturas e simplicidade
são bem-vindos, pois se tornam atraentes aos nossos sentidos. Além disso, estimulam a permanência e fazem os visitantes se sentirem bem. Casa sem esses elementos corre o risco de ser um lugar estático, sem vida.

6 - Não siga a moda das vitrines de loja
. Quanto mais consciente você estiver de quem é, mais o seu espaço terá personalidade. A casa serve para nos lembrarmos de quem somos, diz o filósofo Alain de Botton, em seu livro A arquitetura da felicidade.

7 - Renove sua moradia sempre
, para mantê-la viva e adequada a sua rotina. Pesquisas das Universidades de Bergen (na Noruega) e de Gutemburgo (na Suécia) apontam que a capacidade de fazer mudanças estruturais em um imóvel é essencial para se sentir realmente dono da casa. Isso ajuda a criar um elo emocional como espaço.

8 - Sua casa precisa ser (bem) diferente
do local de trabalho, senão, possibilita pouco descanso. Lâmpadas precisam seguir tanto um design diferente quanto ter faixas de luz amareladas, que relaxam a mente. Até mesmoo home office deve ter essa autenticidade.

9 - Deixe a luz natural entrar
. Se onde você mora é impossível seguir essa dica, pelo menos tenha lâmpadas que sigam (ou simulem) a luminosidade do dia. A luz interfere diretamente no bom humor dos habitantes.

10 - Reaproveite o que puder na decoração
. Exercite a criatividade e repagine a casa gastando pouco. Garimpe em brechós e perca tempo renovando e descobrindo novos

Fontes:
psicóloga Angelita Scárdua Viana, arquiteta Kelly Guariento Marques, arquiteta Maria Elvira Rofete, designer de interiores Maristela Gorayeb e livro A arquitetura da felicidade, de Alain de Botton (Ed. Rocco)

Bacana né? Então bora começar a fazer isso? Acho que é porque eu nunca levei em consideração esses pontos, eu nunca gostei muito da minha casa, mas agora isso está mudando! Eu pelo menos seguirei essas regras com rigor para que minha casa se transforme no tão sonhado lar doce lar.
Beijinhus!

3 comentários:

Vem desfrutar do Amor de Deus disse...

Ai..fiz um comentario enorme e super cute, mas sumiu tudo quando cliquei postar comentario..afeeeeeeee
Mas estou aqui e vim desejar todo sucesso do mundo pro seu novo blog...ta lindo e super aconhegante...Vou me esforçar pra estar sempre por aqui porque voce sabe que adoroooooooooooo ler voce ne....
Se esse coment entrar eu venho escrever de novo
Bjs carinhosos
Marcia

Tatiane Garcia disse...

Pronto Van! Cheguei!!!
rss..sabe, eu como casada a pouco tempo (menos de 4 anos) acho q devíamos montar uma casa de treinamento e depois de um ano montar outra de verdade!
Porque tanta coisa q pensamos ao decorar não funciona, no dia a dia vemos q precisamos de outras coisas...as vezes é bobeira, como o meu rodinho de pia...outras são mais importantes como as divisórias do meu guarda roupas...q até hj me irritam! enfim...pena que na vida não existe rascunho!!!!
bjobjo amiga!!!!

Fatinha disse...

Ah! E quanto a limpeza do aquario, vc viu que tem duas tampas?
rsrs
Acho que é no lugar que fica a saboneteira!
Mas msm assim não enxerguei nem um filtro ali!
rsrs
bjao

Postar um comentário

Isso! Isso! Comenta!
Idéias nunca são demais e carinho e a amizade de vocês também!